Você já imaginou chegar à noite em um condomínio e descobrir que não existe nenhum profissional presente fisicamente? Parece loucura, mas a portaria virtual propõe exatamente isso. Mas calma que isso não significa que o prédio está abandonado e que ninguém está preocupado com a segurança do condomínio… muito pelo contrário!
Na verdade, as portarias virtuais são soluções modernas que integram a tecnologia para potencializar a proteção das portarias e o momento do controle de acesso. Com elas, o controle de acesso é feito de forma remota e 24 horas por dia.
Você já imaginou chegar à noite em um condomínio e descobrir que não existe nenhum profissional presente fisicamente? Parece loucura, mas a portaria virtual propõe exatamente isso. Mas calma que isso não significa que o prédio está abandonado e que ninguém está preocupado com a segurança do condomínio… muito pelo contrário!
Na verdade, as portarias virtuais são soluções modernas que integram a tecnologia para potencializar a proteção das portarias e o momento do controle de acesso. Com elas, o controle de acesso é feito de forma remota e 24 horas por dia.
Principalmente em condomínios mais privados, onde os números de torres são menores, essa alternativa oferece uma série de vantagens, inclusive na otimização de recursos do condomínio.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), a instalação de portarias remotas – como também são chamadas – cresceu em 33% no Brasil.
Esse impulsionamento das Portarias Virtuais ganhou força no período pandêmico, época em que o distanciamento social era a palavra de ordem, mas que, ao mesmo tempo, não tinha como deixar a segurança dos condomínios de lado.
O fato é que a portaria remota faz parte das principais tecnologias de um condomínio atualmente e tende a crescer mais e mais.
E se você quiser saber como essa solução pode contribuir com o ambiente que você vive ou trabalha, continue a leitura e veja como funciona e suas principais vantagens.
Como funciona uma portaria remota?
A portaria remota, chamada também de Remota e Eletrônica, é uma solução tecnológica que substitui a presença física de um porteiro por um atendimento à distância de uma Central de Monitoramento 24h.
Então, todo o processo de autorização de acesso, seja de um morador, prestador de serviço ou visitante, é feito remotamente por profissionais que estão disponíveis a qualquer momento do dia. A qualquer momento mesmo!
O sistema da portaria virtual é composto por câmeras de segurança, alarmes e interfones, que são conectados à Central de Monitoramento 24 horas por dia.
Sendo assim, quando um visitante chega ao empreendimento e aciona o interfone, o atendimento da central solicita o acesso da pessoa ao morador, que vai autorizar ou negar a entrada. Enquanto espera a autorização, o visitante não fica vulnerável, pois será monitorado pelas outras câmeras da central à distância e pelo próprio profissional remoto.
Há opções de Portaria Virtuais que, além disso, também enviam a notificação de visitante ao celular do morador para que ele fique ciente de que existe alguém na portaria.
Mas isso significa que a presença física de um porteiro precisa sumir totalmente? Com certeza não! Muitos condomínios inteligentes já contam com essa opção como uma alternativa complementar ao trabalho presencial de identificação e liberação de acesso feito por agentes de portaria.
As principais vantagens da portaria remota em condomínios!
Modernização
Por ser uma solução que, na teoria, ainda é recente no mercado, os condomínios que adotam essa prática costumam ser mais valorizados, pois são vistos como modernos e inovadores. E, essa valorização não só impacta na valorização do empreendimento como um tudo, mas também das unidades residenciais.
Agilidade no controle de acesso
Por existirem profissionais que estão focados 100% nessa função, o atendimento da portaria virtual tende a ser mais ágil, já que o controlador responde de prontidão quando o interfone é acionado e realiza os protocolos de identificação de maneira rápida.
Facilita a rotina dos moradores
A portaria costuma ser pauta frequente de muitas assembleias, devido algumas falhas que colocam em risco a segurança e a comodidade dos condôminos.
Com a portaria remota, os moradores têm maior facilidade tanto para acessarem o prédio, quanto para receberem visitantes e prestadores. Afinal, muitas das soluções de portaria virtual contam com funcionalidades que se estendem aos smartphones, dando a possibilidade aos moradores validarem um acesso da palma da mão e de onde estiverem.
Redução de custos de contratação
Sabemos que para condomínios de pequeno e médio porte, contratar profissionais para suprir todos os períodos pode ser complicado. Afinal, são necessários vários profissionais para fazer o revezamento de dias e plantões. É por isso que a portaria remota pode ser uma saída mais benéfica, pois reduz os custos de contratação e reposição de profissionais, além dos custos de encargos trabalhistas.
Disponibilidade constante
Nas portarias remotas, como o controle de acesso é feito por uma central à distância, sempre haverá um profissional do outro lado pronto para realizar o atendimento.
E isso acontece até mesmo em imprevistos, visto que a empresa que oferece esse serviço consegue repor rapidamente profissionais que faltaram, além de existirem outros controladores na sala para ajudar nestes momentos.
Registro de acessos
A portaria remota é uma solução completa, que conta com sistemas que registram e armazenam as principais informações em uma rede segura e acessível. Assim, todos os registros de acesso podem ficar guardados, desde moradores e visitantes, que e podem ser acessados de forma prática e fácil.
Viu só quantas vantagens?
Mas é sempre bom lembrar que as seguranças se potencializam ainda mais quando são combinadas e integradas a outras, como, por exemplo, o sistema de Segurança Colaborativa, já ouviu falar?
Essa é uma tendência que está em expansão e ganha cada vez mais adeptos, desde condomínios residenciais, comerciais e até mesmo estabelecimentos comerciais. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Colaborativa.