Usar tecnologias de segurança para condomínios cria uma rede de proteção para moradores, funcionários e toda a vizinhança.
Quando as pessoas optam por viver em um condomínio fechado, a principal razão é a possibilidade de viver com mais segurança. Bom, pelo menos era isso o que deveria acontecer.
Mas, infelizmente, é comum presenciarmos ações criminosas que burlam os acessos aos prédios, facilitando a prática de assaltos e outros crimes.
Os criminosos aproveitam a fragilidade do controle de acesso na portaria, o despreparo dos profissionais e a falta de equipamentos de monitoramento de qualidade para atuarem.
Costumam ser quadrilhas especializadas em assaltos, que identificam as falhas na segurança e aproveitam para fazer arrastões nas unidades, e até mesmo na garagem do prédio.
No fim do ano passado, o G1 fez uma reportagem sobre criminosos que invadiram um condomínio em Moema, na Zona Sul de SP, para fazerem arrastão na garagem do prédio.
Mas para mudar esse cenário, as tecnologias de segurança para condomínio estão sendo grandes aliadas para fortalecer a proteção de bens e pessoas.
Então, se você precisa melhorar a segurança do seu condomínio, veja quais opções inteligentes é possível contar!
9 tecnologias de segurança para condomínios
Com o crescimento do setor de segurança eletrônica no Brasil, atualmente é possível contar com soluções inovadoras. Por isso, separamos as principais tecnologias de segurança para condomínios, confira logo abaixo!
1. Portaria Remota
Já imaginou um serviço de portaria que dispensa a presença física constante de profissionais no local de trabalho? De primeiro momento essa alternativa pode parecer um pouco estranha, mas a Portaria Remota tem uma definição bem interessante por trás.
Ela consiste no controle e liberação de acesso de moradores e visitantes do condomínio feito à distância por uma central especializada. Assim, os porteiros não correm risco de serem rendidos. E quem frequenta o empreendimento pode se sentir mais seguro, pois a triagem será mais ágil e rápida.
Dado Importante: Pesquisa conduzida pela plataforma SíndicoNet aponta crescimento de 86% desde 2018 da Portaria Remota.
2. Reconhecimento Facial
Além da Portaria Remota, há outras tecnologias de segurança para condomínios que cresceram bastante nos últimos anos, como o Reconhecimento Facial.
Os equipamentos de Reconhecimento Facial fazem a leitura das faces e liberação de acesso apenas para pessoas que estiverem cadastradas no sistema do condomínio.
Para isso, os algoritmos mapeiam o rosto dos moradores, detectando os pontos principais da face, e verificam se as características constam no banco de dados cadastrais do condomínio.
Dessa forma, um morador que chega em casa muito tarde, por exemplo, não precisa aguardar a abertura do portão por muito tempo. Afinal, a liberação é feita de forma automática, assim que o dispositivo reconhece a identidade do morador.
O cadastramento facial, contudo, é recomendado apenas para os condôminos e funcionários do condomínio.
3. Botão de Pânico
O botão de pânico é um dispositivo muito eficiente. Ele consiste em um equipamento que, ao ser acionado por alguém, emite um sinal de alerta para uma central de segurança
Esses botões podem ser físicos, posicionados em locais estratégicos, ou digitais, em aplicativos de smartphones ou computadores.
4. Tags de Acesso à Garagem
As tags estão para os veículos o que o Reconhecimento Facial é para as pessoas.
Com essa opção de tecnologia de segurança para o condomínio, a cancela/portão da garagem do prédio se abre automaticamente assim que identifica o dispositivo que fica colado no para-brisa do automóvel.
Então, quem chega de carro não precisa enfrentar filas para liberação de acesso, nem ter que esperar na rua em horários mais perigosos.
5. Fechaduras Eletrônicas
As fechaduras eletrônicas são ótimas alternativas de tecnologias para condomínios também. Elas são geralmente instaladas nas portas dos apartamentos e necessitam de uma senha (numérica, biométrica ou facial) para serem destrancadas.
Muitas fechaduras têm em seus sistemas um alarme que dispara caso ocorra mais de 4 tentativas de inserção de senha sem sucesso. Além de soarem um sinal se a porta não estiver corretamente fechada.
Por serem à pilha duráveis, não há risco de falta de funcionamento em casos de queda de energia.
Além dos apartamentos, é possível instalar essa tecnologia em áreas restritas do condomínio para evitar acesso de pessoas não autorizadas.
6. Sensores e Alarmes inteligentes
Acha que os sensores de presença só servem para iluminação? Pois se enganaram! Os sensores inteligentes estrategicamente posicionados conseguem detectar a presença de pessoas e emitir um aviso sonoro para casos de transgressão de locais proibidos. Esse aviso chega diretamente a uma central de controle, que consegue identificar rapidamente invasões nos perímetros dos condomínios.
7. Identificação e autorização de acesso via Smartphone
Assim como a Portaria Remota, essa solução também faz a identificação e autorização de acesso de visitantes e prestadores de serviços à distância, mas pelo celular.
Nessa tecnologia, os moradores têm acesso a um sistema no smartphone que possibilita verificar as imagens da portaria, identificar quem está solicitando o acesso e liberar ou não a sua entrada no condomínio.
8. Câmeras inteligentes
Imagens chuviscadas e com má qualidade? Nada disso! As câmeras inteligentes são itens indispensáveis para os condomínios que precisam de mais segurança.
Existem diversas opções no mercado com resolução Full HD, movimentação 360º graus, conexão via Wi-Fi, leitura de placas, contagem de pessoas, imagens coloridas em baixa luminosidade e mais!
Dessa forma, a identificação de atitudes suspeitas ou crimes fica muito mais ágil e rápida.
9. CoSecurity: Segurança Colaborativa
O interior do condomínio pode estar 100% protegido, mas o externo também importa. Afinal, é das ruas que vem os perigos e precisamos nos proteger.
Sendo assim, a Segurança Colaborativa da CoSecurity é um solução que alia segurança e tecnologia, a fim de tornar a vizinhança mais segura.
Temos mais de 2.500 câmeras integradas e espalhadas por vários pontos da cidade de São Paulo e Curitiba que utilizam nossa tecnologia de gravação em nuvem e inteligência artificial para manter as ruas monitoradas, reprimindo a criminalidade e garantindo seu direito de ir e vir com mais tranquilidade.
Esse tipo de integração, permite captar imagens de inúmeros pontos diferentes na mesma área, o que proporciona evidências muito mais claras, potencializando imensamente a investigação policial.
São três dispositivos que podem auxiliar na segurança colaborativa da sua região:
Torre de 3 câmeras, recomendada para condomínios, que proporciona visão 180º do perímetro externo.
Pelo seu formato compacto, a instalação é feita na parte alta das paredes, impossibilitando o alcance de pessoas não autorizadas. Recomendamos a utilização em comércios, para auxiliar na proteção do local.
Torre de 2 câmeras com alta qualidade. Recomendamos a instalação em áreas que não possuem recuo, como em residências e comércios.
Saiba mais sobre a Segurança Colaborativa da CoSecurity acessando o nosso site.