A sua segurança nas ruas pode ser potencializada se você souber as dicas do dia a dia que te darão mais proteção.
Caminhar nas ruas com tranquilidade tem se tornado um desafio e tanto! Principalmente com a audácia dos criminosos, que por muitas vezes não se deixam intimidar e praticam roubos e furtos em plena luz do dia.
Um exemplo disso é a Avenida Paulista, cartão postal da cidade de São Paulo, que passou a ser conhecida também como o ponto perfeito dos bandidos para realizar roubos de celulares e outros bens pessoais de quem passa por lá.
Inclusive, uma repórter da Globo quase foi vítima da chamada “gangue da bicicleta”, ao sofrer uma tentativa de assalto do seu celular durante a apresentação de uma matéria no programa “É de Casa”, que falava, curiosamente, sobre os 132 anos de existência da Avenida.
Felizmente, o bandido não conseguiu realizar o seu crime e foi retido por um profissional de segurança da Haganá que fazia parte da equipe de reportagem externa.
Em uma postagem do Instagram, a repórter Juliane Massaoka agradeceu:
“Graças a Deus esse assaltante não estava armado e o segurança foi ágil, segurou o cara e só soltou quando viu que eu estava inteira e com o celular na mão.”
Bom, de bicicleta, de moto e até a pé, os criminosos não medem esforços para encontrar um alvo fácil, não apenas em grandes pontos, como também em bairros residenciais considerados calmos.
E quem não sabe as principais dicas de segurança nas ruas, infelizmente, pode se tornar a próxima vítima.
Portanto, separamos aqui as recomendações essenciais que você precisa saber para garantir a sua segurança nas ruas quando for sair.
1 – Conheça o local
Hoje em dia, infelizmente não há local exato para que os crimes ocorram e podem acontecer até mesmo em frente a sua residência. Mas, é fato que existem certas localizações que possuem maior incidência de assaltos e que você deve se atentar.
Então, para manter a sua segurança nas ruas, procure sempre pesquisar com antecedência sobre a região que você irá, pedir recomendações para amigos e familiares que já foram ali e entender em quais pontos você deve ter cuidado redobrado.
Se estiver indo para um lugar pela primeira vez, procure sempre pontos mais movimentados, com câmeras de segurança e policiamento.
2 – Evite mexer no celular ou deixar bens expostos
O bem mais procurado pelos criminosos hoje em dia são os smartphones, e isso é uma realidade que reflete em todo o Brasil. Os celulares são bens valiosos e que, além disso, costumam ter neles dados importantes como aplicativos de banco e carteiras digitais.
Por ser um aparelho que boa parte da população tem e utiliza constantemente, os criminosos aproveitam o descuido e a distração durante o uso nas ruas, para roubá-los.
E algumas formas de evitar ser alvo de assalto de celulares e outros bens de valores e ter mais segurança nas ruas são:
Evite ao máximo usar o seu celular nas ruas;
Mantenha o seu smartphone e seus pertences sempre próximos do seu corpo, de preferência à frente;
Nunca deixe o seu telefone no bolso de trás;
Se precisar usar o telefone, entre em algum estabelecimento;
Deixe as notificações no silencioso ou no modo vibração para não despertar o “alerta” dos bandidos;
Mantenha a autenticação de dois fatores ativada;
Use telas de proteção com senhas ou reconhecimento facial;
Se estiver de carro, não deixe o telefone exposto no painel para não atrair criminosos e prefira deixar as janelas levantadas.
3 – Atente-se ao redor
Em alguns casos, os acontecimentos podem ser prevenidos com uma atitude muito simples da nossa parte: atenção! E é por falta dela que muitos bandidos aproveitam para agir e colocam em xeque a segurança nas ruas.
Dessa forma, desde o momento que saímos de casa até a hora em que chegamos, é necessário estar atento a tudo o que acontece ao nosso redor.
Sendo assim:
Perceba se não há nenhuma movimentação estranha na frente do seu prédio;
Ao caminhar, note se não há ninguém te seguindo ou te observando muito;
Ao notar alguma movimentação estranha, busque abrigo imediato e a ajuda de profissionais da segurança que estejam por perto;
Tenha cuidado com as multidões e redobre a atenção quando precisar estar em um local com muitas pessoas (shows, transporte público, festas etc.).
4 – Mantenha uma postura firme e em alerta
Os criminosos procuram sempre alvos fáceis para serem suas vítimas, pois sabem que o tempo de reação será menor e eles conseguirão realizar os seus crimes em questão de segundos, por mera desatenção.
Dessa forma, quando falamos em segurança nas ruas, uma forma de driblar isso é ter uma postura firme e imponente, demonstrando que você está em alerta para qualquer coisa que possa acontecer.
Portanto, olhe sempre para a frente, caminhe a passos firmes, observe ao redor como mencionamos acima, e segure firme os seus pertences.
5 – Evite ruas desertas e mal iluminadas
Não é de hoje que os bandidos preferem realizar seus crimes longe dos olhares do público. E as ruas desertas e mal iluminadas, sem monitoramento de câmeras 24h ou rondas motorizadas são perfeitas para eles.
Portanto, o que a população pode fazer para ter mais segurança nas ruas é evitar ao máximo passar por locais desertos, com pouca ou nenhuma iluminação.
Então, no seu trajeto de carro ou a pé, procure por ruas bem monitoradas e que até mesmo tenham o sistema de segurança colaborativa que podem ser identificados por meio dos totens.
6 – Escolha rotas e horários alternados
Muitos criminosos fazem parte de quadrilhas que planejam previamente como vão atuar e acompanham por dias, e até semanas, o comportamento das pessoas para encontrar momentos de fragilidade para atuar.
Dessa forma, uma dica extremamente valiosa dada pelo cofundador da CoSecurity, Chen Gilad, em matéria para o Fantástico, é mudar o trajeto constantemente e sair em horários alternados. Segundo ele, “o mais importante nesses casos é não ser escolhido”.
⏯️ Confira a matéria completa, clicando aqui.
7 – Não use fones de ouvido na sua caminhada
Quem não gosta de caminhar ouvindo música?
Esse costume é comum pela maioria das pessoas, mas pode colocar em risco a sua segurança nas ruas, então é importante ter cuidado!
Afinal, ao prestarmos atenção em outro ponto, como a letra da música, o assunto de um podcast e até mesmo um áudio de um amigo, perdemos o foco do que está ao nosso redor e não conseguimos perceber situações de alerta.
Atualmente, existem diversos modelos de fones no mercado e muitos deles possuem um valor bem alto, o que também pode atrair os criminosos, que podem até te machucar na hora de tirar o aparelho do seu ouvido.
Então, evite usar fones de ouvido em lugares públicos e deixe para utilizá-los apenas em locais que você sabe que são seguros.
8 – Não reaja a abordagens violentas
O mais importante de tudo: NÃO REAJA!
Se você for alvo de algum assalto, lembre-se que o bem mais valioso que você tem é a sua vida! Portanto, não revide abordagens violentas, mesmo que aparentemente não haja risco, como armas, à vista.
Geralmente, os criminosos que colocam em risco a segurança nas ruas não estão sozinhos, e andam sempre em bandos para acobertar quem vai praticar o crime e oferecer “suporte”, se necessário.
Sua vida vale mais!
E se você quer ter ainda mais liberdade para ir e vir sem medo, saiba como a segurança colaborativa devolve as ruas do seu bairro de volta para você.
Nos acompanhe nas redes sociais!
Segurança Colaborativa: proteção comunitária e liberdade de ir e vir