Viver em um condomínio sempre teve o significado de tranquilidade e segurança. Afinal, um ambiente rodeado de muros e com um controle de acesso, dificilmente seria alvo de ações criminosas, correto?
Bom, infelizmente isso não é mais tão real assim.
Várias notícias de invasões em condomínios residenciais vêm preocupando os moradores que optaram por esse tipo de moradia devido à proteção redobrada.
Claro que, se comparado às casas em ruas, os condomínios ainda têm bem menos incidências de roubos e furtos, mas os casos que acontecem com frequência são alarmantes.
É por isso que síndicos e moradores não podem deixar o tópico “segurança para condomínios” cair no esquecimento e ações precisam ser constantemente aplicadas.
Inclusive do portão para fora, porque as principais ameaças em grande maioria vêm do ambiente externo. Vandalismo, invasões, assaltos, perturbações do sossego e afins.
Dessa forma, iremos abordar os principais caminhos para reforçar segurança para condomínios além dos muros e deixar todo o bairro mais protegido!
Continue a leitura!
RONDA MOTORIZADA
O serviço de ronda motorizada pode ser um forte aliado para a proteção de todo o perímetro do condomínio, isto é, o endereço em si e todas as ruas ao redor.
Elas devem ser contratadas por empresas de segurança especializadas que possuem vigilantes treinados e qualificados para, durante a ronda, observar atitudes suspeitas como, carros parados há muito tempo, motociclistas circulando pela região, etc.
A ronda motorizada pode ser feita de carro ou moto, dependendo da extensão do condomínio. O serviço também pode ser contratado como período integral ou apenas em horários determinados, geralmente à noite ou madrugada.
MONITORAMENTO POR DRONES
Os drones são um avanço tecnológico que passaram a contribuir muito para a segurança em condomínios, principalmente os grandes.
Eles conseguem sobrevoar uma vasta região em questão de minutos, inclusive fora do condomínio, com câmeras de alta resolução para capturar detalhes que passariam despercebidos aos olhos humanos.
Contudo, é importante mencionar que, para realizar voos, os drones precisam estar regularizados e cadastrados no SISANT (Sistema de Aeronaves Não Tripuladas) se tiver um peso de decolagem superior a 250g.
Essa alternativa é bem específica e precisa seguir normas condominiais internas e brasileiras.
VIGILANTES NA PORTARIA
O fator humano ainda é muito importante e os vigilantes precisam ser considerados na questão de segurança para condomínios. Esses profissionais são capacitados e treinados para lidar com as mais diversas situações que aparecem dentro e fora do condomínio.
Eles são habilitados para identificar ameaças que podem colocar em risco a proteção de bens e pessoas, como criminosos disfarçados de prestadores de serviços, ações suspeitas na rua, desconhecidos observando constantemente o prédio, etc.
CENTRAL DE MONITORAMENTO À DISTÂNCIA
Mesmo sem a presença física de profissionais para proteger os condomínios das ameaças internas e externas, é possível que um serviço à distância faça isso para a segurança condominial.
Isso porque hoje em dia é comum e fácil de encontrar centrais de monitoramento remotas que observam toda a área do condominial 24 horas por dia, todos os dias da semana.
CÂMERAS DE SEGURANÇA EXTERNA
As câmeras de segurança externa, diferentemente das internas, possuem atributos que as tornam mais resistentes e qualificadas para contribuírem na segurança para condomínios.
Elas são pensadas para captar o máximo de detalhes possível e identificar de forma clara perigos externos que colocam em risco a proteção do prédio.
Então, considerá-las e implementá-las é mais do que fundamental.
UNIÃO DA VIZINHANÇA
A união faz a força. E na segurança para condomínios isso não seria nada diferente. Para oferecer maior tranquilidade aos moradores, funcionários da região, é necessário que toda a vizinhança esteja unida contra as ameaças e fazendo assim a região ser mais valorizada.
Então, quanto mais condomínios se unirem em prol de um mesmo objetivo, mais fácil ficará para combater a insegurança.
COSECURITY: SEGURANÇA COLABORATIVA INTELIGENTE
E se disséssemos que é possível ter uma solução que proteja toda a vizinhança do seu condomínio, ofereça monitoramento inteligente, constante e à distância? Além de criar toda uma rede de segurança colaborativa que devolve às ruas de volta para você? É possível! Essa é a CoSecurity: Segurança Colaborativa Inteligente
Através de câmeras interligadas, a CoSecurity cria uma rede de monitoramento abrangente e inteligente que permite uma resposta rápida a ameaças em tempo real.
São mais de 2.500 câmeras em totens e compactos espalhadas pela cidade de São Paulo e Curitiba, atendendo residências, comércios e condomínios residenciais e corporativos.
Nossos produtos, instalados de maneira estratégica, seguem pilares fundamentais para proporcionar um bairro seguro.
Vision Tower
Torre de 3 câmeras, recomendado para áreas com recuo. que proporciona visão 180.º do perímetro externo
Compacto CoSecurity
Case com 2 câmeras, que proporciona visão 180º do perímetro externo.
Wall Tower
Torre de 2 câmeras com alta qualidade. Recomendado para áreas que não possuem recuo.
Quer saber mais sobre o sistema de Segurança Colaborativa da CoSecurity? Veja mais informações aqui!.